A oficina da Música no Projecto Alternativas...
A Oficina da Música surge como estratégia de intervenção para o desenvolvimento das capacidades artísticas, sociais e cognitivas dos nossos jovens.
A música é única para os seres humanos e, como as outras artes, é tão básica como a linguagem para existência e o desenvolvimento humano. Através da música as crianças e jovens aprendem a conhecer-se a si próprias, aos outros e à vida. Para muitos, a música possui uma série de significados. Serve para descontrair, para expressar sentimentos...
A expressão musical no desenvolvimento da criança é de muita importância porque contribui com a sensibilidade, criatividade, imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, o respeito ao próximo, a socialização e afectividade, assim também com uma efectiva consciência corporal e de movimentação.
Segundo Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que as actividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afectivo da criança, da seguinte forma:
Desenvolvimento cognitivo/ linguístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar no seu dia a dia. Neste sentido, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será o seu desenvolvimento intelectual. Assim, as experiências rítmicas musicais que permitem uma participação activa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças.
Desenvolvimento psicomotor: as actividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aperfeiçoe a sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com agilidade. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda a expressão musical activa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reacção motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo ( e complexo) de actividades coordenadas.
Desenvolvimento Sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando a sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. As actividades musicais colectivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Desta forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em actividades que lhe dêem prazer ela demonstra sentimentos, liberta emoções, desenvolve um sentimento de segurança e auto-realização.
Tendo em conta a área de intervenção do projecto Alternativas bem como os objectivos a que se propõe, torna-se importante senão mesmo imprescindível o envolvimento de crianças, adolescentes e jovens com a aprendizagem de disciplinas musicais. Isto, porque a música torna estes, pessoas mais interessadas em envolver-se em ocupações construtivas.
- Se a música é o alimento do Amor, vamos fazê-la - Shakespeare
- Põe um instrumento na mão do jovem e a violência acaba - Ernst Mahle