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    Newsletter n.º 6 - Novembro 2006
    06-11-2006
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 Notícias

Microsoft Exchange Server 2003

Por: Ana Cristina Viveiros
A DTIM em parceria com a CapEduc promove de 27 a 30 de Novembro de 2006 o curso de ML-2400 Implementing and Managing Microsoft Exchange Server 2003.
O curso atribui aos formandos conhecimentos e competências necessários à actualização e suporte de uma infraestrutura segura de gestão de correio.
Para mais informações consulte o nosso catálogo on-line, no espaço formação.
Esta infraestrutura é usada para criar, armazenar e partilhar informação, utilizando o Microsoft Exchange Server 2003.
O curso é ministrado com uma forte componente prática, fundamental para a actualização e suporte desta ferramenta.
Notícia

Cursos a iniciar - Novembro e Dezembro

Por: Dulce Pacheco
Para este período a DTIM tem os seguintes cursos agendados:
- Aperfeiçoamento em Informática
- Photoshop
- Word Iniciação
- Excel Avançado
- Microsoft Project 2003
- Excel Iniciação
- Word XP Avançado
- Iniciação à Informática
- Internet e Correio Electrónico
- Iniciação à Fotografia Digital
- Auditorias Internas da Qualidade
- Iniciação à Informática
- Auditorias Internas da Qualidade - ISO 9001:2000
- Base de Dados com MySQL
- ML-2400 Implementing and Managing Microsoft Exchange Server 2003
- Dreamweaver 8.0
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 Artigos

Formação nos nossos dias

Por: Ana Isabel Cardoso
Hoje a realidade do trabalho está completamente modificada. Ainda nos anos 60 do século passado, o que era pedido ao trabalhador era que se preparasse para o desempenho da sua profissão no sistema de ensino e desempenhasse as suas funções normalmente num único emprego, com uma função que eventualmente seria enriquecida ao longo da vida com a experiência que adquiriria.

Hoje um único emprego, uma única função e um trabalho que apenas exija a formação que se adquiriu é uma situação rara.

No trabalho, hoje, é-nos pedido que desempenhemos uma vasta gama de funções atendendo à precaridade e transitoriedade do saber e que atendamos a realidades sempre novas e cada vez mais complexas. A formação não pode ser entendida hoje, da mesma forma que era entendida há meia dúzia de anos atrás. Todos temos já consciência que uma vez formados não estamos em condições de exercer uma actividade para o resto da vida sem permanentes e constantes actualizações. A formação inicial deve ser encarada como a primeira fase de um processo longo que é o desenvolvimento profissional.

Na formação inicial é suposto incutir ao formando a disposição para continuar neste processo de aprendizagem. Deve ser, pois, o primeiro elo da cadeia da formação contínua.

A formação é um processo que coloca o formando num movimento contínuo de aquisição de conhecimentos em evolução possibilitando-lhe o acesso a esses conhecimentos e dotando-o de instrumentos intelectuais que lhe permitam construir o seu projecto pedagógico.

A formação no sentido mais lato, é tão ampla e tão longa, que tem início com o processo gradual de socialização do indivíduo e só termina com o seu desaparecimento .

Se a formação inicial pode apetrechar o formando com um conjunto de conhecimentos científicos e pedagógicos necessários ao início do desempenho da sua actividade, a formação contínua deve desempenhar um papel de restruturação e de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos bem como desempenhar um papel de produção de novos saberes.

A institucionalização da formação contínua revela a preocupação política com o aperfeiçoamento e a actualização das competências profissionais nos vários domínios.

Vivemos um momento de mudança caracterizado pela valorização da profissão. O bom profissional é encorajado a usar a sua inspiração e a sua criatividade para procurar autonomamente os saberes que necessita e os princípios deontológicos de referência que deve usar. Tem de ser autónomo, integro e responsável.

A formação é pois muito mais difícil de organizar e tem uma responsabilidade muito maior perante a sociedade que a financia.
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Formação em Machico

Por: Teresa Leça
A preocupação com as pessoas tem vindo a diferenciar as organizações nos vários panoramas organizacionais. Não escapando a esta regra, o mundo das tecnologias, da informação e do conhecimento. Desta feita, a forma como a DTIM se posiciona no mercado através da contribuição para a valorização dos seus parceiros traduz este paradigma. Não apenas quando tranfere informação aos seus formandos na sede mas, e com o mesmo empenho, desloca meios técnicos e humanos para fazer cumprir os mesmos objectivos em outros concelhos.
Assim, a DTIM vai promover em parceria com a ACIM, várias acções de formação em informática em Word e Excel nas modalidades inicial e actualização/aperfeiçoamento.
Pretende-se dotar, por um lado, os formandos com as principais funcionalidades destas ferramentas, e atribuir técnicas e conceitos que lhes possibilitarão optimizar a sua utilização, por outro, sempre através de uma componente eminentemente prática.
Para mais informações consulte o nosso catálogo on-line, na área formação.
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 Truques & Dicas

Esconder um "servidor" do Browser de rede

Por: Belarmino Mendonça
Para esconder um "servidor" do Browser de rede, aceda ao registo de sistema (Menu Iniciar - Executar - REGEDIT) e abra o caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\LanmanServer\Parameters

Crie uma REG_DWORD com o nome Hidden e ajuste o valor para 1.

Desligue e reinicie o computador.
Pode demorar até 30 min para o servidor desaparecer do Browser de rede.
 
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