
|
|||||||||||||||||||||||
Conteúdos do Curso | |||||||||||||||||||||||
Projeto de intervenção pedagógica (PIP) | |||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
. | Formador: Sistema, contextos e perfil - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
Conceitos e fundamentos da formação profissional Legislação de enquadramento da Formação Profissional- Perfil do Formador (atividades, competências e capacidades) – formador profissional multitarefas Código deontológico: direitos e deveres Tipos de formação profissional:··-· Educação e Formação de Adultos··-·· b-learning (blended-learning) -SUB-MÓDULO 1.2. APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO 4 horas Princípios da teoria de aprendizagem Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem- Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo) Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção) A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação-- Diferenciar porquê?--<span style="\\"mso-spacerun:" yes\\"=""> Princípios da Criatividade Pedagógica | Simulação Pedagógica Inicial - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 2.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES 4 horas
-Características da técnica de simulação pedagógica
-Processo de desenvolvimento das simulações
SUB-MÓDULO 2.2 ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA 6 horas
-Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
-Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
-Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens
| Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 3.1 COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL 6 horas
- Comunicação pedagógica
- Métodos e técnicas de comunicação
- Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo)
- Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional
- Eficácia e Eficiência da comunicação: Estratégias de atuação
- Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia)
- Trabalho colaborativo
- Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação
- Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica
- Papel do animador de grupo
- O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade
- Princípios de PNL (Programação Neurolinguística)
SUB-MÓDULO 3.2 DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO 4 horas
- Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
- Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse, …)
- Processos de mediação
- Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos
- Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, ...)
Individualidade no processo de aprendizagem | Metodologias e Estratégias Pedagógicas - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 4.1 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS 6 horas
- Metodologias e técnicas de ensino/aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas)
- Metodologias e técnicas de autoestudo (formação a distância)
- Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo
- Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, projetos, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo
- Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas
SUB-MÓDULO 4.2 PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA 4 horas
- Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio construtivismo)
- Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa
- Dramatização de Cenários Pedagógicos
- Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos
- Dinamização de atividades indoor e/ou outdoor que permitam a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos
Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados | Operacionalização da Formação: do plano à ação - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 5.1 COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS 4 horas
- Objetivos da formação e da aprendizagem
- Metodologias e técnicas de definição de objetivos
- Objetivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios
- Redação de objetivos operacionais
- Conceito de competência
- Das competências aos objetivos
SUB-MÓDULO 5.2 DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM 6 horas
- Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância)
- Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
- Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários
- Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos)
- Como construir um módulo de formação: Critérios de seleção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável …)
- Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação)
- Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação,…)
- Conceção e elaboração do Plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos
- Modelos de planos de sessão
Elementos constituintes do plano de sessão (objetivos, métodos, técnicas, recursos, avaliação, duração, …) | Recursos Didáticos e Multimédia - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 6.1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS 4 horas
- Funções dos recursos didáticos
- Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia
- Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização da formação (presencial/a distância)
- Regras de elaboração de documentos projetáveis
SUB-MÓDULO 6.2 CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA 6 horas
- Principais softwares de apresentação multimédia
- O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações
- Comandos e funcionalidades do PowerPoint
- A interatividade da ferramenta PowerPoint
- Manipulação de apresentações em PowerPoint
- Criação de apresentações em PowerPoint
Regras de elaboração de outras apresentações multimédia | Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 7.1 PLATAFORMAS: FINALIDADES E FUNCIONALIDADES 4 horas
- Pesquisa e Navegação na Internet
- A evolução da Web (da 1.0 à atual)
- Ferramentas da Web: Técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos)
- Introdução à Web
- Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de e-
learning;
- Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa
- Princípios básicos sobre e-learning
- Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle, …)
- Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf, comprimidos – ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo .pps)
- Regras “Net-etiqueta”
SUB-MÓDULO 7.2 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM 6 horas
- Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas, …);
- Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais)
- Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm)
- Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
- Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão)
- O papel (e funções) do e-formador e e-moderador
- Princípios básicos da e-moderação e do e-formador | Avaliação da Formação e das Aprendizagens - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 8.1 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA 6 horas
- Conceito, finalidades e objetos da avaliação
- Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa)
- Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem
- Características técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade)
- A problemática da subjetividade no processo de avaliação
- Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição, …) de acordo com os objetivos, metodologias e estratégias de formação
- Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento, …)
- Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas)
- Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem
- Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões, …)
SUB-MÓDULO 8.2 AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO 4 horas
- Princípios e métodos de avaliação da formação
- Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico
- Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador, …)
- Impacte de formação e inserção no mercado de trabalho
- Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor, …)
- Formador e tutor: competências em comum
- Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus-group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades, …) | Simulação Pedagógica Final - 10 horas | ||||||||||||||||||||||
SUB-MÓDULO 9.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES 4 horas
-Processo de desenvolvimento das simulações
SUB-MÓDULO 9.2 ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA <span style="\\\\"line-height:" 150%;="" font-size:="" 10pt\\\\"="">Percursos para autoformação e Aprendizagem ao Longo da Vida (Formação de: Formador de Formadores; Formador a distância; Formador-Consultor; Gestor/Coordenador de Formação; Mediador de Formação dos cursos EFA)
| Simulação Pedagógica Final - 11 horas | ||||||||||||||||||||||
. | Simulação Pedagógica Inicial - 11 horas | ||||||||||||||||||||||
. | [ Para fazer uma pre-inscrição clique aqui ] |