Formação Inicial de Formadores - blendedLearning  
Conteúdos do Curso
Projeto de intervenção pedagógica (PIP)

.

Formador: Sistema, contextos e perfil - 10 horas

Conceitos e fundamentos da formação profissional

       Legislação de enquadramento da Formação Profissional- 

       Perfil do Formador (atividades, competências e capacidades) – formador profissional multitarefas

       Código deontológico: direitos e deveres

       Tipos de formação profissional:··-· 

         Educação e Formação de Adultos··-··         b-learning (blended-learning)

-SUB-MÓDULO 1.2. APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO 4 horas

       Princípios da teoria de aprendizagem

       Pedagogia, andragogia, didática e psicologia da aprendizagem- 

       Conceitos, características e percursos da aprendizagem (individualizada/em grupo)

       Fatores cognitivos de aprendizagem (memória e atenção)

       A aprendizagem disruptiva como metodologia de facilitação-- 

       Diferenciar porquê?--<span style="\\&quot;mso-spacerun:" yes\\"="">       Princípios da Criatividade Pedagógica

Simulação Pedagógica Inicial - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 2.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES 4 horas
-       Características da técnica de simulação pedagógica
-       Processo de desenvolvimento das simulações
SUB-MÓDULO 2.2 ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA 6 horas
-       Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
-       Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir/melhorar
-       Elaboração de um projeto de melhoria para acompanhamento da progressão das aprendizagens
Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 3.1 COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL 6 horas
-         Comunicação pedagógica 
-         Métodos e técnicas de comunicação 
-         Estilos de comunicação (assertivo, agressivo, manipulador, passivo)
-         Fatores inibidores/potenciadores do relacionamento interpessoal e comunicacional
-         Eficácia e Eficiência da comunicação: Estratégias de atuação
-         Organização do espaço da formação (princípios de Ergonomia)
-         Trabalho colaborativo
-         Teorias, fatores, métodos e técnicas de motivação 
-         Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica 
-         Papel do animador de grupo 
-         O contrato formativo: compromisso entre a liberdade e a responsabilidade
-         Princípios de PNL (Programação Neurolinguística)
SUB-MÓDULO 3.2 DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO 4 horas
-        Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
-        Métodos de gestão da diversidade (género, etária, cognitiva, socioeconómica, étnico-cultural, deficiência, religião, focos de interesse, …) 
-        Processos de mediação
-        Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos
-        Técnicas e estratégias de caracterização dos fatores potenciadores de situações de desigualdade, discriminação e bloqueadores das aprendizagens (conflitos, ausências, falta de motivação, categorização, preconceitos, estereótipos, efeito de halo, ...)

 Individualidade no processo de aprendizagem

Metodologias e Estratégias Pedagógicas - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 4.1 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS 6 horas
-        Metodologias e técnicas de ensino/aprendizagem específicas para adultos (passivas e ativas)
-        Metodologias e técnicas de autoestudo (formação a distância)
-        Métodos Pedagógicos: expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo 
-       Técnicas pedagógicas: simulação, jogo de papéis, exposição, demonstração, estudo de casos, tempestade de ideias, projetos, aprendizagem no posto de trabalho, exercícios práticos, tutoria e dinâmicas de grupo
-       Critérios de seleção dos métodos e/ou técnicas pedagógicas
SUB-MÓDULO 4.2 PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA 4 horas
-       Relações entre formador-formando e formando-formando (sócio construtivismo)
-       Criatividade pedagógica: desenvolvimento do processo criativo; a criatividade como ferramenta eficaz; técnicas e fontes de criatividade; potenciar a atitude criativa
-       Dramatização de Cenários Pedagógicos 
-       Estratégias de adaptação e desenvolvimento para a inclusão e a formação de grupos coesos 
-       Dinamização de atividades indoor e/ou outdoor que permitam a aplicação dos conteúdos em diferentes contextos 

Vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados

Operacionalização da Formação: do plano à ação - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 5.1 COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS 4 horas
-       Objetivos da formação e da aprendizagem
-       Metodologias e técnicas de definição de objetivos
-       Objetivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios
-       Redação de objetivos operacionais
-       Conceito de competência 
-       Das competências aos objetivos
SUB-MÓDULO 5.2 DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM 6 horas
-       Métodos e técnicas de organização e planeamento da formação (presencial e/ou a distância)
-       Técnicas e estratégias de caracterização do grupo de formação
-       Técnicas de análise de necessidades de competências profissionais e de caracterização do contexto profissional dos destinatários 
-       Tipos de conteúdos (teóricos, práticos e teórico/práticos)
-       Como construir um módulo de formação: Critérios de seleção e sequenciação de conteúdos segundo uma estrutura modular (unidades de formação, unidade capitalizável …)
-       Princípios e métodos de desenvolvimento curricular (aplicados ao desenho de programas de formação)
-       Técnicas e critérios para calcular a distribuição do tempo da formação (volume dos conteúdos, grau de dificuldade, importância dos conteúdos/módulos, perfil dos formandos, modalidade de formação,…)
-       Conceção e elaboração do Plano de sessão: pressupostos, etapas, objetivos, conteúdos
-       Modelos de planos de sessão

Elementos constituintes do plano de sessão (objetivos, métodos, técnicas, recursos, avaliação, duração, …)

Recursos Didáticos e Multimédia - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 6.1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS 4 horas
-       Funções dos recursos didáticos
-       Tipos de recursos didáticos: convencionais, audiovisuais e multimédia
-       Critérios de seleção dos recursos didáticos em função das características dos destinatários, objetivos de aprendizagem, conteúdos programáticos e forma de organização da formação (presencial/a distância)
-       Regras de elaboração de documentos projetáveis
SUB-MÓDULO 6.2 CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA 6 horas
-       Principais softwares de apresentação multimédia 
-       O PowerPoint como ferramenta base para a criação de apresentações 
-       Comandos e funcionalidades do PowerPoint 
-       A interatividade da ferramenta PowerPoint 
-       Manipulação de apresentações em PowerPoint 
-       Criação de apresentações em PowerPoint 

Regras de elaboração de outras apresentações multimédia

Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 7.1 PLATAFORMAS: FINALIDADES E FUNCIONALIDADES 4 horas
-       Pesquisa e Navegação na Internet
-       A evolução da Web (da 1.0 à atual)
-       Ferramentas da Web: Técnicas de organização e adequação da informação selecionada aos destinatários da formação; interação (pesquisar e produzir conteúdos)
-       Introdução à Web
-       Princípios básicos de formação/suporte de formação através de plataformas de e-
learning;
-       Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa
-       Princípios básicos sobre e-learning
-       Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma (p.e. Moodle, …)
-       Técnicas de adaptação dos conteúdos disponibilizados em papel à sua disponibilização online (em Pdf, comprimidos – ZIP, com apresentações em PowerPoint em modelo .pps)
-       Regras “Net-etiqueta”
SUB-MÓDULO 7.2 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM 6 horas
-       Comunidades virtuais de aprendizagem (blogues, fórum de discussão, plataformas, …);
-       Princípios básicos da Web 2.0 (p.e., Redes sociais) 
-       Inserção de recursos didáticos em plataformas colaborativas e de aprendizagem (p.e., normas scorm)
-       Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online;
-       Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão)
-       O papel (e funções) do e-formador e e-moderador 
-       Princípios básicos da e-moderação e do e-formador
Avaliação da Formação e das Aprendizagens - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 8.1 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA 6 horas
-       Conceito, finalidades e objetos da avaliação
-       Tipos de avaliação da formação (inicial: diagnóstica; contínua: formativa e sumativa; e final: sumativa)  
-       Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem 
-       Características técnicas da avaliação (fiabilidade, validade e objetividade)
-       A problemática da subjetividade no processo de avaliação
-       Técnicas de avaliação (observação, formulação de perguntas, medição, …) de acordo com os objetivos, metodologias e estratégias de formação
-       Instrumentos de avaliação (grelhas de observação, escalas de classificação, testes de produção curta e longa, testes com questões de escolha múltipla, de verdadeiro/falso, de emparelhamento, …)
-       Escalas de classificação (numéricas, literal e descritivas)
-       Critérios de seleção das técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem
-       Regras da conceção dos instrumentos de avaliação (ponderação, tempo de realização e tempo médio por bloco de questões, …)
SUB-MÓDULO 8.2 AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO 4 horas
-       Princípios e métodos de avaliação da formação
-       Avaliação da eficácia e eficiência do processo técnico-pedagógico 
-       Avaliação da qualidade da formação (estrutura do programa, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades e recursos, formador, …)
-       Impacte de formação e inserção no mercado de trabalho
-       Papéis e intervenientes no processo de avaliação (formador, tutor, …)
-       Formador e tutor: competências em comum
-       Técnicas e instrumentos de recolha de informação (testes de conhecimentos, testes de performance, inquérito por entrevista, inquérito por questionário, análise documental, observação direta, focus-group, estudos de caso, simulação, elaboração de projetos finais, análise de incidentes críticos, elaboração de portefólios, análise custo-benefício, construção de roteiros de atividades, …)
Simulação Pedagógica Final - 10 horas

 

SUB-MÓDULO 9.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES 4 horas
-       Processo de desenvolvimento das simulações 
SUB-MÓDULO 9.2 ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA 6 horas
-       Análise e autoanálise dos comportamentos pedagógicos observados
-       Síntese e avaliação dos comportamentos pedagógicos adquiridos
-       Percursos para autoformação e Aprendizagem ao Longo da Vida (Formação de: Formador de Formadores; Formador a distância; Formador-Consultor; Gestor/Coordenador de Formação; Mediador de Formação dos cursos EFA)
[ Para fazer uma pre-inscrição clique aqui ]