Texto no formato Markdown
Markdown é uma extensão do formato de texto simples usado no Moodle que permite adicionar ênfase (negrito, itálico), estruturas (marcas de pontos e cabeçalhos) e apontadores (para imagens ou outros recursos Web). Pode usar Markdown em qualquer lugar no Moodle, escolha simplesmente essa opção no menu Formatação que aparecerá por baixo dos campos de texto, quando não estiver a utilizar o editor Rich Text.
- Conceitos Básicos
- Dar Ênfase ao Texto
- Cabeçalhos
- Listas
- Citações
- Apontadores Web
- Imagens
- Tópicos Avançados
Conceitos Básicos
Para introduzir o texto simplesmente escreva na área de entrada do texto ou na caixa de texto, carregando na tecla Enter duas vezes no fim de um parágrafo para deixar uma linha em branco entre o fim de um parágrafo e o começo do seguinte.
Dar ênfase ao texto
Pode adicionar três níveis de ênfase no Markdown: texto em itálico, texto em negrito, ou texto em negrito e itálico. Isto consegue-se usando asteriscos no início e no fim do texto a enfatizar; por exemplo:
*itálico*
-> itálico
**negrito**
-> negrito
***negrito itálico***
->negrito itálico
A ênfase pode ser adicionada a palavras únicas, a uma sequência de palavras, ou mesmo às partes das palavras:
uma palavra *única*
-> uma
palavra única
***uma sequência de palavras***
-> uma sequência de palavras
in**distinguí**vel
-> indistinguível
Os underscores (_) podem ser usados em vez dos asteriscos para esta finalidade.
Títulos
Markdown permite subdividir o texto com títulos; estão disponíveis seis níveis diferentes, embora não seja comum que um texto normal use mais de três. Por exemplo, há três níveis de título usados no texto que está a ler actualmente.
Pode criar um título começando uma linha com um ou vários caracteres #. Usa-se um único caracter # para o título principal, e quantos mais caracteres # usar, menos importante será o título.
# título da secção
## título da sub secção
### título da sub sub secção
etc.
Os primeiros dois níveis de títulos são os mais comuns e podem ser criados de maneiras alternativas que as fazem sobressair na versão de texto (embora o resultado seja idêntico ao método anterior). Esta alternativa usa uma linha de sinais de iguladade (=) ou de hífenes (-) sob o título, assim:
título da secção
===============
título da sub secção
------------------
Listas
Listas de pontos
As listas do pontos podem ser criadas começando cada linha com um asterisco seguido por um espaço antes do conteúdo do ponto. Note que o espaço é importante e não deve ser esquecido.
*primeiro ponto
*segundo ponto
*terceiro ponto
Será apresentado assim:
- primeiro ponto
- segundo ponto
- terceiro ponto
Listas Numeradas
Similarmente, listas numeradas podem ser criadas começando cada linha com um número seguido por um espaço e o texto respectivo.
1. primeiro ponto
2. segundo ponto
3. terceiro ponto
Será apresentado assim:
- primeiro ponto
- segundo ponto
- terceiro ponto
Listas Identadas
Pode agrupar listas numeradas ou de pontos, com diferentes níveis, e até misturar listas numeradas e de pontos, usando identação:
* ponto um de alto nível * sub ponto 1 * sub ponto 2 * ponto dois de alto nível 1. ponto numerado um 1. ponto numerado de nível dois 2. ponto número dois
É apresentado assim:
- ponto um de alto nível
- sub ponto 1
- sub ponto 2
- ponto dois de alto nível
- ponto numerado um
- ponto numero de nível dois
- ponto número dois
- ponto numerado um
Citações
Pode indicar uma secção que corresponde a uma citação, começando cada linha com um sinal maior que (>). Este sinal foi escolhido por ser usado frequentemente nos programas de correio electrónico para citar mensagens anteriores. A saída irá geralmente identar a secção citada dentro de ambas as margens.
> Isto é um parágrafo citado
> separado em duas linhas
É apresentado assim:
Isto é um parágrafo citado separado em duas linhas
Pode poupar tempo escrevendo o sinal > unicamente no início da primeira linha do parágrafo.
> Isto é uma citação num único
parágrafo apesar de estar dividido
em várias linhas.
É apresentado assim:
Isto é uma citação num único parágrafo apesar de estar dividido em várias linhas.
Apontadores Web
Há duas maneiras de criar apontadores para recursos da Web: o primeiro é incluir o apontador no texto, colocando o texto onde quer que os leitores carreguem entres parênteses rectos, e o URL da página onde serão transportados, entre parênteses, e sem espaço entre os dois conjuntos de parênteses. Pode igualmente adicionar um título opcional para o apontador, entre aspas, a seguir ao URL.
Um [exemplo de apontador](http://exemplo.pt/ "Título
opcional") dentro de uma frase.
é convertido em:
Um exemplo de apontador dentro de uma frase.
O título, se fornecido, é mostrado numa quando o utilizador passar o seu rato sobre o texto do apontador. Experimente no apontador do exemplo acima.
Para apontadores mais compridos, ou para evitar interromper o fluxo do texto, pode usar um estilo de nota de rodapé, anexando um identificador curto num segundo conjunto de parênteses rectos (pode ser uma palavra ou frase descriptiva, ou simplesmente um número).
Um [exemplo de apontador][ex] numa frase.
A seguir, em qualquer parte do documento, mas preferivelmente directamente após o parágrafo com a apontador ou junto com outros URL no fim do documento, deverá definir o URL associado com o identificador:
[ex]: http://exemplo.pt/ "Título Opcional"
A saída deste segundo exemplo seria indistinguível do primeiro. É simplesmente uma maneira de manter o documento de trabalho melhor organizado para ajudar mais à edição (particularmente se estiver a trabalhar com outros).
Finalmente, se quer que o texto associado ao apontador seja o próprio URL, basta escrevé-lo entre os sinais < e >, assim:
<http://moodle.org/>
o que produz:
Imagens
As imagens são incluídas numa maneira muito similar aos apontadores Web, mas precedidas por um ponto de admiração. O "texto alternativo" é fornecido aos utilizadores que, por alguma razão, não podem ver a imagem; assim, esse texto deverá fazer sentido sem nenhumas sugestões visuais. Também servirá para sugerir a finalidade da imagem a quem editar o texto no Markdown.
O "Título opcional" é mostrado quando o utilizador passar o rato sobre a imagem, podendo servir para fornecer informações adicionais.
![texto alternativo](/caminho/imagem.jpg "Título Opcional")
Igual que no caso dos apontadores, pode organizar melhor o seu documento mantendo todos os URL juntos usando o estilo de nota de rodapé, identificando cada imagem por um nome curto, único:
![texto alternativo][fotografia]
e em qualquer outro lugar no seu documento, associe esse nome com um ficheiro de imagem:
[fotografia]: /caminho/imagem.jpg "Título Opcional"
Aqui está um exemplo seguido pela sua saída:
![logo do Google](http://www.google.com/images/logo.gif "O Logo do Google")
O "texto alternativo", que é importante por questões de acessibilidade, será normalmente usado pelos navegadores quando não tiverem acesso às imagens ou estiverem temporariamente indisponíveis:
![texto alternativo para imagens estragadas](http://exemplo.pt/URL.propositadamente.errado "Esta imagem nunca será mostrada")
torna-se (dependente da saída do seu navegador)
Tópicos Avançados
Esta curta introdução abrange as características do Markdown que são usadas na grande maioria dos casos. É possível produzir resultados bem mais complexos, particularmente se já souber escrever HTML, mas estes são discutidos num documento separado.
Índice de todos os ficheiros de ajuda
Show this help in language: English